Não gosto muito de ler, por isso mesmo desde que me lembro, e sem contar com os da escola apenas li dois livros. E o último que li fez-me ganhar um pequeno gosto a mais pela leitura, não entendi bem porquê, mas por cada página que virava eu ficava ainda mais viciado, e no final não consegui mesmo parar. Faltavam-me cerca de 5 páginas para acabar de ler o livro e não o conseguia fechar. O "Distúrbio" conta a vida de uma menina chamada Rossana, ou Roxie, que teve uma vida com excesso de disciplina da mãe, abusos do pai, falhanços, vitórias, uma vida igual à de muitas jovens que por ai vivem cheias de sofrimento e que muitas vezes nem sabemos ou nos lembramos disso. Admito que houve partes que não consegui ler, porque imaginava muito o sofrimento de Rossana, e isso mostra muito bem como o livro consegue mexer com o público. E comigo mexeu muito, em algumas partes senti-me horrorizado e cheio de raiva pelos abusos sexuais do pai de Rossana, e quando me lembrava que existem pessoas realmente a passar por isso, ficava ainda mais triste e era obrigado a fechar o livro.
Gosto muito deste livro também porque fala de temas que são bastante perigosos, e nos lembra dos cuidados que devemos ter com os nossos amigos. As drogas, excesso de disciplina, fumar, abusos sexuais, são tudo temas que ainda hoje existem e continuam a matar ou a destruir a vida de muitas pessoas. São falados de forma a mostrar o quanto eles podem mudar uma pessoa, e levá-la a querer morrer. E ainda pior, Rossana tem apenas 13 anos, se para um adulto esses são problemas bastante graves, então não imaginem para ela.
O fim do livro foi a parte que me deixou mais chocado, adorei e nunca pensei que fosse uma escolha para nós. Normalmente adivinho um filme ou livro desde o inicio, e aqui pensei que fosse igual. Eu achei sempre que a morte de um dos pais de Rossana fosse acontecer, mas não. E ainda bem que é assim, se lerem o livro vão perceber porque é que foi melhor nenhum deles ter morrido. Acho que é muito melhor ser cada um a escolher o final que queremos, para não nos magoarmos tanto ao pensar no sofrimento de Rossana. Recomendo que leiam o "Distúrbio", é muito bom.
Sem comentários:
Enviar um comentário