Decidi escrever sobre este assunto, para desvendar algumas verdades, ou mentiras, que se dizem sobre o suicídio. Muitas pessoas pensam que uma pessoa suicida é sempre mentalmente doente, o que é mentira. O suicídio ocorre entre todas as pessoas, ricos ou pobres, é uma coisa que cada um decide fazer e normalmente não é respeitado pelas pessoas à volta da vítima (o que é normal). As pessoas com distúrbios psicológicos têm uma maior tendência para adquirir depressão e outro tipo de doenças que causem uma tristeza extrema, mas isso não significa que se vão suicidar. Por vezes acontece, mas não com todos. As razões que levam alguém a cometer suicídio são várias, financeiras, amorosas, racismo, agressões ou também motivos religiosos. Normalmente os motivos estão associados a diferentes idades, os mais velhos sofrem mais por solidão, os adultos por razões financeiras, e os jovens e crianças por razões amorosas ou por causa da escola.
Dizem muito que, quanto mais alguém fala em suicídio mostra que não o vai fazer. O que é errado, muitos usam isso como forma de chamar a atenção, mas esses misturam-se com os verdadeiros suicidas em que é preciso ter cuidado quando começam a dizer coisas relacionadas com a morte. O suicídio raramente acontece sem aviso, por isso devemos estar sempre atentos a tudo o que nos dizem, e notar diferenças na forma em como as pessoas reagem. Se alguém que normalmente sorri fica deprimido, alguma coisa se passa, e depois de dizerem alguma coisa sobre a morte, se os amigos ou familiares não quiserem saber, vai levar a que fiquem ainda mais isolados levando-os a ter uma maior probabilidade de o fazer. Na minha opinião, falar sobre suicídio pode encorajar os verdadeiros suicidas a fazê-lo, por descobrirem novas formas, ou saberem mais sobre o assunto, mas também cria uma importante base para a prevenção. Alguém que esteja informado pode salvar um amigo ou familiar, e isso vale mesmo a pena.
O suicídio não é hereditário. Mas pode sim ser consequência de um ambiente social, viver num ambiente social que cause muita infelicidade a alguém torna mais provável acontecer, apenas alguma doença que possa levar ao suicídio pode ser hereditário. Mas mesmo após salvar alguém, e se essa pessoa mostrar melhorias, não significa que o perigo passou, é sempre preciso muito cuidado e acompanhar a pessoa durante muito tempo para saber quando a vontade de morrer desapareceu completamente. Nem sempre o suicida é aquele que tem depressão, por vezes é aquele que mais ri, mas que por dentro está mais afectado do que qualquer outra pessoa.
Existem mil formas de cometer o suicídio, mas apenas uma de o combater, ser feliz.
Espero receber também as vossas opiniões sobre o assunto.
Muito obrigado.
Sem comentários:
Enviar um comentário