sábado, 1 de dezembro de 2012

Ensino secundário pago

      Pelo que parece, agora o governo tem ideias de fazer com que no ensino secundário sejam inseridas propinas. O que levanta logo bastantes problemas, já que o governo apontou que o 12º Ano é o ensino básico obrigatório,e se é obrigatório não deve ser pago. Bastantes famílias já têm coisas suficientes para se preocuparem, e pagam os seus impostos, a escolaridade mínima deveria estar incluída nos seus benefícios. Mas se repararem, o ensino (a partir do 5º ano) deixa de ser gratuito, apenas a entrada na escola o é, já que todo o material que é necessário não é gratuito, e ainda para causar mais problema, é obrigatório. Com manuais a custarem mais de 20 euros cada, em por exemplo, 6 disciplinas, são 120 euros. Mais os cadernos, e o resto de todo o material necessário. Para uns isso não é nada, mas para outros a situação já implica muita poupança ao longo do ano. E cada vez os preços são maiores.
Seria uma medida que iria contra muita coisa, e se o governo resolver voltar a colocar o 9º ano como sendo o mínimo obrigatório, mostra mesmo que estamos a regredir culturalmente.
      Mas vejamos, se o ensino secundário fosse pago, poderia ser que a quantidade de gente que não faz nada nas aulas fosse menor, eu sei que a quantidade de desistentes iria aumentar automaticamente, mas quem não estuda, estar nas aulas ou não estar é a mesma coisa. Só ocupa espaço e distrai aqueles que querem realmente trabalhar. Para os repetentes sim, deviam ser aplicadas regras, a ver se dessa forma os pais conseguiam, ou tentariam fazê-los crescer de uma forma mais rápida. Se pagassem por repetir os anos, de certeza que se iriam esforçar minimamente para se verem livres dessa despesa.
      O sistema educativo tem bastantes falhas, e uma delas é claramente juntar os alunos do secundário com alunos de básico. Fazer isso cria um ambiente muito mais infantil à volta dos mais crescidos, não deixa desenvolver o ambiente mais intelectual que muitos precisam para se concentrarem. E até a própria segurança nas escolas deveria ser reforçada, se for preciso mesmo pagar pelo secundário, que usem esse dinheiro para fazer as escolas mais seguras e castigar aqueles que vão para lá apenas para se divertir com o mau estar dos outros. Usem o dinheiro da educação na educação, melhorem as estruturas, renovem os professores, criem segurança, castiguem os repetentes, dessa forma os resultados vão melhorar de certeza.

Já chegamos às 3000 visitas, esperamos muitas mais no futuro!
Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário