sábado, 17 de novembro de 2012

Coisas que adoro.

      "Os estrangeiros acreditam mais em Portugal do que os próprios portugueses".

      Tem muita piada ter visto esta frase sido difundida nos media, tem muita piada alias, já que são os media dos maiores causadores da descredibilidade das pessoas no nosso pais. Enchem a cabeça das pessoas com fatos que as levam a ter uma esperança ainda menor naquilo que Portugal representa. Depois ainda têm a lata de dizer que as pessoas não acreditam que isto possa melhorar, dizem isto quando alguns canais de televisão, mais especificamente a TVI andavam aí em "guerrinhas" com o governo do engenheiro José Sócrates, manchando o trabalho que, por vezes, até estava bem feito.
      O nosso pais tem tantas coisas boas, começo já por uma das mais notáveis e que pouca gente aprecia apesar de estar presente no prato de todos, é a nossa gastronomia. Quem não se lembra do bom queijinho da serra, ou de um bom presunto de Elvas? Quem não sabe da Pêra Rocha? Ou do tradicional cozido?
Passemos agora aos doces, os nossos pasteis de nata? o nosso mel? E os ovos moles? A isso ninguém quer dar valor? Vem cá um estrangeiro e percebe logo o potencial dos nossos produtos, mas é como em todo o lado, só quem não tem é que parece dar valor. Nem vou falar do turismo, que é uma das nossas maiores riquezas. Gostava mais de ver os canais de televisão, como faz a RTP, a promover estas maravilhas que o nosso pais tem, esse sim é o caminho correto, promover e melhorar aquilo que temos.
Mas não só de comida e passeios se faz o nosso Portugal, desde pequeno sempre reparei que as nossas infra-estruturas são muito boas e melhoraram imenso ao longo do tempo (sei que muito dinheiro foi desperdiçado) mas como sempre, vejo os mais velhos a criticar. Vi melhorias imensas em hospitais, vi novos centros de saúde serem abertos, vi infantários e cresces também a aparecer, vi um policiamento a ser mais eficaz e a tentar tornar este um local mais seguro, mas o que vejo também são criticas, criticas e mais criticas. Ridículo são, aquelas criticas que vêm de pessoas que roubam mais ao pais do que o ladrão comum, não sabem ver que por vezes não podemos ter o melhor mas batalhamos para conseguir alguma coisa. E, felizmente, vivemos num local que é mais seguro do que a maior parte do mundo.
      Temos pessoas lindas, pessoas simpáticas. Temos uma pequenina guerra, que quando não é levada a extrememos até é saudável, entre o norte e sul.
O nosso pais é maravilhoso, adoro a historia (apesar de longa) notamos que crescemos muito com os nossos erros e vê-mos nas pessoas mais velhas um reflexo do nosso passado e conseguimos aí acreditar na evolução positiva que o pais teve. Tivemos bons e maus tempos, estamos a passar por uma má altura mas criticar não ajuda, As nossas vias de comunicação evoluíram muito, as estradas têm cada vez um cuidado maior, e é cada vez mais fácil aceder a certos pontos do pais que antes eram quase impossíveis.
      Gostava que percebessem que eu sei que isto está mau, mas que sei que não podemos ver tudo pelo lado negativo, muitas coisas boas continuam aqui de devemos sempre basear nelas para conseguir construir um futuro melhor.
Temos tanta coisa boa, para quê só criticar?
Procurem um olhar diferente sobre tudo, e não sigam apenas o que os outros vêem.


Sem comentários:

Enviar um comentário